Edital Nº 02/2023 - Seleção para o Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA). O PPGEDAM tem nota máxima pela CAPES e as atividades estão programadas para iniciar ainda em 2023 no município de Belém

Nesta edição, o curso está ofertando 10 vagas que serão distribuídas da seguinte forma: 06 vagas para ampla concorrência e 04 vagas para Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFPA (PADT), conforme o Edital 10/2023-PROPESP. As vagas destinadas aos candidatos do PADT não preenchidas serão transferidas para a ampla concorrência, respeitando o número total de vagas disponíveis.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente online, preenchendo o formulário eletrônico disponível em www.seletivo.ppgedam.com.br a partir das 18h do dia 02/10/2023 até às 23h59m do dia 27/10/2023. A taxa de inscrição é no valor de R$ 100,00 e deve ser paga até 27/10/2023.

O PPGEDAM atua através de duas linhas de pesquisa “Gestão Ambiental” e “Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais”:

a) Gestão Ambiental: Gestão do meio ambiente e do território, envolvendo: diagnóstico, análise de risco, planejamento, gestão e governança ambiental em áreas protegidas (indígenas, unidades de conservação, terrenos de marinha etc.), cidades e espaços rurais. Prioriza-se desenvolvimento e aplicação de metodologias para a gestão de políticas e sistemas públicos ambientais.

b) Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais: Desenvolvimento e aplicação de métodos e estratégias para análise integrada e utilização sustentável de recursos naturais. Prioriza-se a análise da apropriação e uso de recursos naturais por via das dinâmicas das políticas públicas de desenvolvimento e das formas histórico-sociais e culturais das comunidades locais. Os eixos temáticos das investigações e proposições aplicáveis são vinculados aos diversos recortes ambientais e ecossistêmicos.

Recomendamos que os candidatos desenvolvam seus projetos de pesquisa considerando um possível orientador, embora a decisão final de orientação seja feita pelo colegiado do PPGEDAM.

Processo Seletivo - O processo seletivo para o Mestrado ocorrerá em 4 etapas, incluindo a análise do projeto de dissertação, prova escrita de conhecimentos, defesa oral do projeto de dissertação e análise do currículo vitae registrado na Plataforma Lattes do CNPq.

Acesse o edital para saber maiswww.seletivo.ppgedam.com.br

Para conhecer o PPGEDAMhttps://ppgedam.propesp.ufpa.br/