EDITAL 01/2022 - Processo de seleção de Mestrado Profissional em Rede Nacional para ensino das Ciências Ambientais

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), do Instituto de Geociências (IG/UFPA), torna público no presente Edital as normas do processo de seleção e admissão – ano letivo de 2023, em cumprimento à Resolução n° 5.425/CONSEP-UFPA que estabelece critérios para a elaboração dos editais de seleção dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFPA.

Dezoito (18) vagas estão disponibilizadas no Edital 01/2022 (início do curso em abril de 2023). Do total de 18 vagas oferecidas no mestrado, cinco (05) estão reservadas para candidatos que se enquadrem nessas categorias de acordo com identificação na ficha de inscrição. Dentre as cinco (05) vagas, três (03) estão reservadas para Ação Afirmativa (AAf) - quilombolas e indígenas, ofertadas para docentes identificados no quadro de vagas com a sigla AAf. As outras duas (02) vagas estão reservadas para funcionários da Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores docentes e técnicos administrativos (PADT/PROPESP), respeitando as mesmas exigências de inscrição e seleção impostas por este Edital.

A área de concentração do programa é Ensino de Ciências Ambientais e está organizado a partir de duas linhas de atuação: (i) Ambiente e Sociedade e (ii) Recursos Naturais e Tecnologias. O Ensino de Ciências Ambientais propõe reunir linhas depesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, teóricas, formais ou não formais. As pesquisas e o ensino no contexto desta proposta versarão sobre aspectos relativos aos sistemas naturais proporcionando conhecimentos acerca de suas dinâmicas, bem como relativos aos impactos das atividades antrópicas no ambiente natural e estratégias de adequação ambiental.

Informamos que as inscrições iniciaram no dia 17/01/2023 e se encerram dia 27/02/2023.