Página inicial » Editais da PROPESP » Editais da PROPESP 2015 » Edital 04/2015 - PROPESP Programa Especial de Apoio a Projetos de Pesquisa – Acervos da UFPA PE-ACERVOS

Com o objetivo de estimular a pesquisa sobre os acervos da Universidade Federal do Pará e a formação de alunos de graduação em pesquisa, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) lançou novo edital do Programa Especial de Apoio a Projetos de Pesquisa – Acervos da UFPA (PE-Acervos). O edital concederá bolsas de Iniciação Científica a pesquisadores da Universidade, para alocação a discentes de graduação da UFPA que atuem em estudos sobre peças e/ou coleções de valor histórico, artístico, científico ou cultural, sob a guarda da UFPA. Para conferir, acesse aqui.

As propostas ao PE-Acervos devem contemplar necessariamente a produção de conhecimento e não apenas a catalogação ou conservação dos acervos da UFPA. Assim, o edital vai selecionar pesquisadores da Instituição para a concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC), visando incentivar a produção de  trabalhos  originais, desenvolvidos a partir de  pesquisas nos acervos da Universidade.

O objetivo é valorizar as inúmeras coleções mantidas pela UFPA identificando o que informam sobre temas de interesse para a comunidade científica. De acordo com a Propesp, o PE-Acervos complementa outros programas que atendem projetos em todas as áreas de investigação. “Além de continuar expandindo o apoio ao conjunto da pesquisa desenvolvida na Instituição, algumas iniciativas da Propesp são planejadas para estimular o crescimento da pesquisa em áreas específicas, e o PE-Acervos é uma delas”, sintetiza Emmanuel Tourinho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para submeter propostas, os docentes da UFPA precisam ter alguma experiência em área relacionada ao acervo que será objeto de investigação. As bolsas de Iniciação Científica serão concedidas com prazo de um ano, renováveis por mais um ano. Orientador e bolsista de IC atendidos com o programa precisarão cumprir o calendário de atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As bolsas poderão ser acumuladas com bolsas de outros editais do PIBIC.

Calendário - A submissão de propostas será aceita até o dia 29 de maio de 2015. Estas propostas serão analisadas pela Propesp até a data de 26 de junho, com divulgação do resultado prevista para 30 de junho. Os pesquisadores contemplados deverão indicar os nomes de seus bolsistas no período de 1º a 10 de agosto deste ano. Veja aqui o edital completo do PE-Acervos.

Texto: Divulgação / Propesp
Foto: Alexandre Moraes

Anexo I e  II do Edital 04/2015 – Propesp, Programa especial de  apoio a projetos de  pesquisa - acervos da UFPA PE-Acervos

EDITAL 04/2015 – PROPESP RESULTADO